Conceito Sustentável

A preocupação em oferecer produtos sustentáveis veio para fortalecer o compromisso do Grupo Fragnani com a Responsabilidade Ambiental.

Pensando nisso, a empresa relançou a marca In Out Porcelanatos, com revestimentos fabricados por um processo mais sustentável do que os tradicionais, pois consome menos energia térmica, 65% menos água, 30% menos gás natural e emite menos 30% de CO₂.

A composição química dos porcelanatos In Out é resultado de muita pesquisa a fim de obter a melhor receita para fazer o produto. Esse composto conta com a presença de óxido de ferro, responsável pela cor avermelhada da massa, a qual atende todas as características mecânicas, físicas e químicas necessárias na obtenção de um produto resistente e durável.

Os porcelanatos In Out reúnem inúmeras vantagens, pois são esmaltados, retificados, trazem um acabamento impecável com impressão HD e apresentam maior resistência ao impacto.

Responsabilidade Ambiental

Desde a sua fundação, a Incefra - empresa que fabrica os porcelanatos In Out - possui uma profunda responsabilidade com o Meio Ambiente, estando sempre em busca de um futuro sustentável.

Para isso, a empresa atua com equipamentos adequados e medidas preventivas, tais como:

- Equipamentos de Controle Poluição (ECP)

O ECP possui 4 filtros depuradores de gases interligados aos fornos monoqueima, equipamentos que filtram e diminuem drasticamente a emissão de gases ao ambiente.

- Estação de Tratamento de Efluentes (ETE)

A ETE é uma estação de tratamento com alto nível de automação e controle de poluentes. Uma bateria de filtros de última geração garante todos os parâmetros de qualidade da água, a qual é 100% reutilizada na fábrica. São 120 mil litros de água reaproveitada por dia, porém a capacidade de reutilização é de 320 mil litros/dia.

- Sistema de Recuperação de Calor

Interligado dos fornos ao secador, o Sistema recupera a caloria dos fornos e transfere aos secadores, diminuindo o consumo de gás natural e energia elétrica.

- Sistema de Exaustão

São filtros mangas interligados nas fontes geradoras. O Sistema consiste na filtragem de aproximadamente 99% dos materiais em suspensão no ambiente.

- Lago artificial criado após a lavra (de onde a Mineradora Água Branca extraiu a matéria prima).

O lago foi criado visando a recuperação ambiental (fauna e flora), sendo assim, conta com várias espécies de peixes, aves, árvores, entre outros.

- 1ª lavra licenciada pelos órgãos ambientais (DNPM e CETESB).

- Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal

Aproximadamente 17 alqueires de terra destinados a preservação da fauna e flora, contando com mais de 20.000 árvores nativas de diversas espécies.

- Áreas de Secagem

São aproximadamente 500 mil metros quadrados de área para secagem das matérias primas, toda cercada por cinturões verdes com três espécies de árvores, sendo 2 de porte maior e 1 de porte menor, com a finalidade de evitar a propagação de materiais particulados fora da área.

Somos a primeira indústria a dispor de um sistema de tratamento de águas pluviais, com 2 tanques de decantação que recebem as águas. Após esse armazenamento são adicionados produtos químicos e a água sofre descarte.

Visão no futuro...

O próximo passo é a construção de um tanque de monitoramento biológico, ou seja, um aquário com carpas que ficará estrategicamente colocado ao lado e receberá constantemente parte da água tratada pela nova estação. A saúde das carpas servirá de termômetro para avaliação da água tratada que, por estar livre de poluentes, poderá ser lançada na natureza sem comprometer o Meio Ambiente.

Responsabilidade Social

Um dos valores da Incefra é o compromisso com a educação, por isso, a empresa adota medidas para contribuir com esse quesito em âmbito municipal visando atingir global.

Programa de Visitas - Apostando e acreditando em um futuro promissor

A Incefra acredita que a educação é o principal pilar da vida do ser humano.

Visando um mundo melhor, a empresa contribui com orientações de colaboradores à alunos e universitários através de uma palestra e um tour na fábrica. Os ensinamentos tem o intuito de instruir e cooperar no conhecimento desses futuros profissionais.

Programa de Conscientização Ambiental – Ensinando a importância do Meio Ambiente às crianças e colaboradores

Anualmente, os filhos de colaboradores, os alunos das escolas do município e as crianças da Casa da Esperança participam de uma palestra no auditório da Incefra, sobre o Meio Ambiente e ações que a empresa possui para o mesmo. Logo após, as crianças – acompanhadas de colaboradores profissionais - plantam mudas de árvores nos arredores da Incefra e da Mineradora Água Branca.

Em 2015 a ação foi através de palestras voltadas a conscientização dos funcionários em relação ao uso da água sem desperdício e sobre atitudes no combate a dengue. Como incentivo, os colaboradores que participaram ganharam pontos no Programa de Melhorias.

CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho

A empresa realiza anualmente a Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) que tem como objetivo divulgar, orientar e promover segurança e saúde no trabalho, além de despertar atitudes e comportamentos seguros. São oferecidas atividades como palestras, jogos, treinamentos e festivais. A cada ano são escolhidos temas de acordo com as necessidades que a empresa visa ser importante para combater os acidentes. É realizada uma semana de promoção com atividades relacionadas à prevenção de acidentes no trabalho e conscientização de segurança.

Programa Menor Aprendiz – Qualificando Futuros Profissionais

A empresa oferece a oportunidade de iniciação ao trabalho aos jovens do município com idade entre 14 a 24 anos, através do Programa Menor Aprendiz.

Campanha do agasalho – Compartilhando Solidariedade

Em 2015, foi promovido uma campanha de arrecadação de agasalhos para doação ao bazar da ACORAC, instituição que ajuda pessoas com câncer. Os funcionários que colaboraram ganharam pontos no Programa de Melhorias.

Dia das crianças – Promovendo a União Familiar, o Bem Estar e a Cultura

Anualmente é realizado um evento em comemoração ao Dia das Crianças, onde a Incefra proporciona à toda família dos funcionários uma experiência única e cheia de diversão.

Em outubro de 2014, além de promover o evento para as crianças filhos de funcionários, também foi realizado uma ação em benefício a instituição Casa da Esperança, que acolhe crianças desamparadas. Vários colaboradores participaram doando brinquedos, roupas e calçados que foram entregues às crianças.

Em 2015 foi promovido um evento com o objetivo de despertar nas crianças, filhos dos funcionários, o gosto pela cultura, através de uma peça teatral: “Alice no País das Maravilhas”. O convite foi estendido também as crianças da Casa da Esperança. Além da preocupação com a cultura, a Incefra também valoriza a saúde, portanto ao final de cada sessão, foi sorteado uma bicicleta, totalizando em 3 unidades.

Doação de Sangue – Unidos Por Uma Causa

A empresa incentiva a doação de sangue através do Programa de Melhorias. Neste caso, quem doar sangue para a pessoa que necessita, acumula 5 pontos.

Lacres e Tampinhas da Solidariedade – Ombro Amigo

Em 2016 a empresa começou a arrecadar lacres de alumínio e tampas PP para o projeto do LIONS CENTRO LIMEIRA. Além de contribuir para a preservação do Meio Ambiente, este projeto visa reverter o recurso financeiro arrecadado nas tampinhas para comprar cadeiras de rodas, muletas, camas hospitalares, bengalas, andadores entre outros, com intuito de doar às entidades do município de Cordeirópolis de acordo com as suas necessidades.

Além dessas ações sociais, a Incefra faz doações periódicas de cestas básicas para o lar dos velhinhos, APAE, ACORAC, CESAC e Casa da Esperança, todos situados no município de Cordeirópolis.